Angel é uma série da televisão dos Estados Unidos da América que durou cinco temporadas de sucesso entre 1999 e 2004, na rede WB. A série é um spin-off de Buffy the Vampire Slayer. Contando a vida do vampiro com alma Angel, lutando em Los Angeles contra o Mal. Criado por Joss Whedon e David Greenwalt. Intrepertada por David Boreanaz.
História
Angel, assim como Buffy, é uma série riquíssima em substância. Foi concebida como uma metáfora para redenção e consciência moral, pois o vampiro Angel, depois de ter sua alma restaurada por uma maldição cigana (quando um membro foi assassinado por ele), passou a viver na angústia de seus horrendos actos do passado, buscando todo meio de se redimir, ajudando os indefesos. Primeiro, ele foi à Sunnydale ajudar Buffy Summers ( Sarah Gellar)em sua caçada (na série Buffy), mas eles se apaixonaram, e ao encontrar a felicidade completa nos braços dela, Angel perdeu a alma novamente (como parte da maldição). Voltou a ser o vampiro inescrupuloso chamado Angelus, enfrentando Buffy até a morte. Porém, Angel conseguiu sua alma de volta, e apesar de quererem tentar, tanto ele quanto Buffy sabiam que o relacionamento nunca daria certo. Angel então deixa Buffy e parte para Los Angeles, em sua própria caçada contra o mal. Começa então a série Angel.
Joss Whedon, criador de Buffy e de seu spin-off, vê em Angel uma enorme riqueza metafórica para os conceitos de redenção e ambigüidade moral, pois Angel e Angelus são parte de uma mesma natureza, e ambos lutam pelo poder. Essa eterna crise moral é muito bem explorada no decorrer das temporadas da série, mostrando que a linha divisória pode ser bem mais fina do que aparenta. Whedon também diz enxergar Angel como a metáfora para o viciado, sem total controlo por seus aros e em busca da difícil recuperação. Enquanto Buffy foi concebida como uma metáfora para a vida adolescente, Angel é um estudo sobre o lado sombrio da natureza humana, sobre erros do passado e escolhas sobre o que fazer com sua vida.
A primeira temporada de Angel contou com a participação de Cordelia Chase (Charisma Carpenter), vinda de Sunnydale, Wesley Wyndham-Pryce (Alexis Denisof) e também o meio-demónio Doyle (Glenn Quinn), mandado pelos Poderes que Valem para ajudar Angel em sua missão moral. O trio abre então a firma de investigação Angel Investigations, servindo como detectives particulares para os indefesos, e cobrando pelos serviços, exemplo da ambiguidade comercial capitalista. Completando o estudo da ambiguidade moral, o conceito de mal na série é extremamente ambíguo e indefinido, podendo ter vampiros e demónios tanto do bem como do mal, e o mesmo para humanos. Através de sua trama mitológica envolvendo a corrupção da empresa de advocacia Wolfram & Hart, Angel explora o tema de corrupção por pertinentes metáforas à frieza demoníaca "desalmada" da grande LA.
Angel é uma série extremamente diferente de Buffy, porém, por ter saído da mesma mente, possui uma identidade substancial extremamente similar, muito rica psicológica, emocional e filosoficamente. Em questões de género, enquanto Buffy seguia a linha sátira/horror B oitocentista, Angel seguiu a linha policial noir, com todos os característicos elementos do género, e meio misturado com Arquivo X. Porém, com o desenvolver das temporadas, Angel foi mudando essa sua identidade, assim como seu formato narrativo e seu elenco. Entraram para a equipa o lutador urbano Gunn (J. August Richards), o ex-treinador de caça-vampiros Wesley (Alexis Denisof), o demónio-cantor Lorne (Andy Hallet) e a aparentemente frágil Fred (Amy Acker). O vampiro Spike, depois do fim de Buffy, entrou para a série no quinto e último ano.
Primeiro ano (1999-2000)
Angel chega a LA e junto com Doyle (metade humano, metade demónio) e Cordelia, montam a Angel Investigations para ajudar os indefesos, protegê-los da natureza demoníaca que cobre a cidade. Doyle morre em sacrifício e passa seus poderes de receber visões sobre o mal para Cordelia, através de um beijo. Wesley, velho conhecido de Angel e Cordy nos tempos de Sunnydale, chega à cidade e passa a trabalhar com eles na Angel Investigations.
Segundo ano (2000-2001)
Angel precisa lidar com a presença agora humana da ex-vampira Darla, sua antiga paixão e responsável por seu estado vampírico. Angel sofre uma intensa crise moral durante a temporada.
Terceiro ano (2001-2002)
Fred é resgatada de uma outra dimensão e passa a integrar o grupo. Angel precisa enfrentar o vingativo Holtz, enquanto Darla, grávida, dá sua vida pela de seu filho. Angel e Cordelia se aproximam emocionalmente, e Angel tem outras surpresas relacionadas á seu filho, Connor, que chega do futuro já adulto e rebelde.
Quarto ano (2002-2003)
Enquanto a Besta aparece com uma profecia demoníaca, Cordelia passa a agir estranhamente, tendo um relacionamento com Connor, e acaba grávida da Deusa Jasmine, que mantém a humanidade na mais absoluta paz enquanto se alimenta de humanos.
Quinto ano (2003-2004)
A Fang Gang passa a presidir a empresa Wolfram & Hart, tentando combater o mal de dentro. Porém, o foco do poder não é difícil de se perder. O vampiro Spike aparece em Los Angeles incorpóreo. A Fang Gang descobre que os membros do Círculo do Espinho Negro são os agentes dos Sócios Maioritários neste mundo. A série é abruptamente cancelada, deixando um final em aberto.
Elenco
* David Boreanaz como Angel/Angelus/Liam (Temporadas 1-5)
* Charisma Carpenter como Cordelia Chase (Temporadas 1-4, aparição na Temporada 5)
* Glenn Quinn como Allen Francis Doyle (9 episódios da Temporada 1)
* Alexis Denisof como Wesley Wyndham-Pryce (Temporada 1-5)
* J. August Richards como Charles Gunn (Temporadas 2-5, aparições na Temporada 1)
* Amy Acker como Winfred "Fred" Burkle/Illyria (Temporadas 3-5, aparições na Temporada 2)
* Vincent Kartheiser como Connor (Temporada 4, aparições nas Temporadas 3 e 5)
* Andy Hallet como Lorne (Temporadas 4-5, aparições nas Temporadas 2-4)
* James Marsters como Spike (Temporada 5, aparição na Temporada 1)
* Mercedes McNab como Harmony Kendall (Temporada 5, aparições nas Temporadas 2 e 5).
0 Comments:
Enviar um comentário